O impacto das Redes Sociais em nossa saúde mental

As redes sociais estão muito presentes em nossas vidas e a tendência disso é aumentar cada vez mais. Com o celular sempre em nossas mãos, vivemos num mundo cada vez mais conectado.

O uso excessivo das redes sociais faz com que aumente a preocupação com a sua autoimagem, ativando o comportamento de fazer comparações, com pensamentos de que a vida do outro está sempre melhor e mais interessante que a sua, desencadeando assim problemas com a autoestima.

 Aquela necessidade de ser aceito, com um bem estar enganoso, uma realidade descontente escondida por trás de filtros. É o medo de não se sentir incluído e assim exibir e defender ideias que na verdade não gosta, é muitas vezes chorar atrás da tela e sentir que não é compreendido.

Sem contar que pode aparecer um sentimento intenso de solidão, o sono pode ficar prejudicado e entre outros danos à saúde mental, como por exemplo, a Ansiedade e Depressão.

É claro que as redes sociais também tem seus efeitos positivos para o entretenimento e contato com pessoas mais distantes. O problema é quando o uso se torna excessivo causando impacto negativo no bem estar.

Nem tudo o que está no “mundo virtual” condiz com a realidade, nem todos os sorrisos são verdadeiros e os momentos ruins existem para todos nós. A grande maioria não posta suas tristezas, seus conflitos, suas quedas e dificuldades.

Acredite, ninguém é feliz o tempo todo. O valor de uma pessoa não pode ser mensurado através de suas redes sociais. Cada um enfrenta suas próprias batalhas diárias, seus conflitos internos, e isso é natural.

Portanto não se compare com o outro, conviva com suas imperfeições e não se cobre tanto.

É preciso manter o equilíbrio e ficar atento ao excesso e o quanto isso tem impactado o bem-estar mental e emocional.


E você, tem passado muito tempo nas redes sociais?

Por: Psicóloga Samantha Monteiro – CRP: 06/146756

Instagram: @crescimento.psicologico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *